quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tradições do mundo a fora...


Digamos que eu sou uma "curiosa por tradições e folclores"...de outros países e até do Brasil.

Mas com essa curiosidade toda, acabo me espantando com a cultura de alguns países.

Todos devem conhecer o Festival de São Firmino (ou San fermines em espanhol), tradicional festa espanhola, que reúne pessoas do mundo para as corridas com touros (ou encierro) pelas ruas do centro histórico de Pamplona.
A festa que inicia-se dia 06 de julho e vai até o dia 14 de julho, já contabiliza 8 pessoas hospitalizadas só este ano, sendo que ainda tem mais 4 dias de festejos. Desde 1911, 14 pessoas morreram.




Vejam esse vídeo do encierro no San Fermines 2008





Enquanto isso, grupos se organizam para tentar abolir esse tradicional festejo.
Eles divulgam através de site próprio e de "encierros humanos", fazendo a mesma corrida que os touros, sempre protestando! Inclusive, algumas vezes sem roupa.
Eu respeito as diversas tradições de cada país, mas isso parece demais...não acham? rs*

Imagina o cidadão chegar em casa com uma chifrada em seu traseiro...PÉSSIMO!

Assim como São João é comemorado em algumas cidades do NE com foguetes desgovernados soltos no meio do público (ainda acho o vídeo e posto aqui), inclusive o CQC fez uma repostagem esses dias! Gente, ABSURDOOOO!!!

Mas, cada louco com sua mania...ou melhor, cada país/região com sua tradição!

Apesar dessa cultura um pouco, digamos, "diferente", a Espanha tbm trás costumes adoráveis, como a comemoração dos dias santos.
Se vc tem o nome de um santo, no dia do padroeiro vc é presenteado como se fosse seu aniversário tbm!

Aproveitando...
Por acaso alguém conhece Santa Mayara?

2 comentários:

Eliana Black disse...

Algumas tradições sáo desumanas, essa é uma delas.
Lamentável.

Teka disse...

e Nossa Senhora das Sthefannis?

hahahahahaha

eu tenho vontade de espetar o cu das pessoas que espetam os bois quando eu vejo aquela farra do boi sabe?
mas aí eu lembro que eu espeto os bois e coloco na churrasqueira quase todo fds...

confuso :(